Após o treino à noite

Milena Imaizumi

O normal é sentir relaxamento ou ficar ativa? Até quantas horas antes de dormir é permitido fazer o treino?

Treino a noite

Artigo Oficial no site Vya Estelar

Depoimento de uma leitora

“Eu tenho 32 anos E sempre treinei à noite. Caminhada de no máximo 30 minutos e uma sequência de exercícios durante 10 minutos. Depois me sentia ativa. Fiquei mais de seis meses sem me exercitar e voltei hoje. Assim terminei, tomei banho, em seguida me deu muito sono. É normal? Obrigada!”

Resposta: Após a atividade física você pode se sentir cansada e sonolenta por vários motivos:

Hipoglicemia

Ao exercitar-se o corpo se utiliza de glicose como fonte primária de energia. Assim, a concentração de glicose diminui durante as atividades físicas.

Pressão arterial baixa ou hipotensão

Um dos efeitos da atividade física é o aumento da pressão arterial, seguido de uma queda na pressão, muitas vezes decorrente da hipoglicemia.

Aumento da serotonina ou endorfinas

Devido aos exercícios físicos nosso sistema nervoso central produz este grupo de neurotransmissor, que induze a sensação de prazer e bem-estar, geralmente associado à sonolência.

Queda da temperatura corporal

Durante as atividades físicas o organismo eleva a temperatura corporal, e após uma até duas horas seguintes a temperatura volta a diminuir. A diminuição da temperatura corporal leva a “porta de entrada do sono”. Esta pode ser uma das razões que levam ao estado de sonolência.

Assim, fisiologicamente esse estado de cansaço e sonolência pode ser analisado de uma forma natural , decorrente dos efeitos dos exercícios físicos. Mas, se esses sintomas fogem da normalidade, procure um médico.

Fisiologia do sono

Sobre a fisiologia do sono, a entrada do sono no corpo ocorre quando ocorre uma queda no metabolismo e diminuição da temperatura corporal. Certas atividades físicas intensas, podem elevar a temperatura do corpo e, para a temperatura abaixar, leva se de 2 a 4 horas.

Se você vai se exercitar com uma intensidade alta de esforço, pode ocorrer de você não conseguir dormir devido à alta temperatura corporal e metabolismo.

O ideal não existe, pois devemos individualizar a prescrição de exercícios, dieta alimentar aliada à rotina de vida de cada pessoa.

Bons treinos!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um Educador Físico e não se caracteriza como sendo um atendimento.

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