Atividade física é bom pra cuca!

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Os benefícios da atividade física!

Fernanda Berlowitz

A grande publicidade para o exercício sempre foi a de ser bom para o coração . Também nos foi vendido muitas vezes para perder peso. E embora essas informações sejam corretas, não se falava tanto dos benefícios para o cérebro. Até recentemente…

Em um artigo da revista Time de 2016, o Dr. Mark Tarnopolsky afirmou que se houvesse uma droga que pudesse fazer pela saúde humana o que faz a atividade física, provavelmente seria o remédio mais valioso da indústria farmacêutica.

Para entender o que torna a atividade física tão benéfica, precisamos entender como afeta o cérebro.

A neurociência vem descobrindo que há uma poderosa conexão entre cérebro e movimento. Um cérebro grande é necessário para criar movimentos complexos.

Executar esses movimentos e elevar a frequência cardíaca aumenta a atividade cerebral.

A razão pela qual o movimento é um gatilho para efeitos positivos no cérebro, é que o movimento é um sinalizador de que algo importante está acontecendo.

Pelo menos quando olhamos em termos evolutivos ( as explicações para muitas coisas em nosso organismo se dão pela nossa evolução).

Há dezenas de milhares de anos, nossa motivação para movimentar-nos era preservação da vida. Fugir de predadores, caçar etc. Então com o movimento acontecia também a irrigação cerebral, pois tínhamos que raciocinar: para onde fugir, como caçar tal presa, como conseguir alimento e por aí vai.

Os benefícios da atividade física!

Hoje, como normalmente não precisamos nos movimentar para essas atividades, devemos procurar nos movimentar com outras motivações, pois sem movimento o cérebro entende que nada importante está acontecendo. E quer descansar.

já foi estudado que o exercício ajuda o aprendizado, faz com lidemos melhor com o stress e reduz a ansiedade.

Pode ajudar a melhorar a depressão e também o foco.
O departamento de educação da California associou níveis de condicionamento físico mais elevados com melhores notas em alunos da rede escolar.

Em Taiwan e na Coreia do Sul, as aulas de educação física escolar passaram de 2 para 3 vezes na semana por esse motivo.
O exercício aumenta a secreção dos neurotransmissores dopamina, serotonina e norepinefrina. Quando estão deficitarios, essas substâncias podem causar depressão.

Em situações de stress ( volto aqui pro modelo evolutivo) há uma secreção acentuada de adrenalina e cortisol, que seria para que nossa resposta ‘ lutar ou fugir’ acontecesse. Mas se essa reposta é gerada porque recebemos uma notícia ruim no escritório, ou estamos parados num congestionamento, ou mesmo assistindo às notícias na TV, não precisamos literalmente fugir pra lugar nenhum.

Então essas substâncias vão se acumulando ( principalmente o cortisol ), gerando diversos prejuízos à saúde fisisca e cerebral.

Eu poderia escrever muito mais sobre o assunto, pois é apaixonante pra mim.

Sei a diferença que faz uma corridinha de apenas 30 min no resto do meu dia.

Me sinto mais motivada e capaz de aguentar muito mais coisas do que se tivesse feito nada.

Portanto, motive-se! Movimento é vida. Movimento muda a vida. Movimento também te faz mais inteligente! 🧠👣🧠👣

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