Como posso definir a intensidade da minha atividade física?

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Intensidade na atividade física – Como definir?

Não aconselho realizar atividades físicas e exercícios sem acompanhamento de um profissional de Educação Física

Artigo Oficial no site Vya Estelar

E-mail enviado por uma leitora:

“Seja uma atividade aeróbica ou musculação: como posso definir ou determinar a intensidade da minha atividade física? Tem como fazer isso sozinha ou preciso de fato de um professor de Educação Física? Tenho 27 anos, sou uma mulher sedentária, porém sem sobrepeso, com pressão arterial normal e em boas condições cardíacas. Se puder me ajudar, eu agradeço.”

Resposta: Sempre aconselho ter uma boa avaliação clínica com um médico antes de realizar qualquer atividade física. Ninguém quer fazer parte de uma estatística, de morte súbita ou qualquer agravo à saúde. Posso parecer radical, mas também não aconselho realizar atividades físicas e exercícios físicos sem acompanhamento de um profissional de educação física. Mesmo que você tenha boa aptidão física, podem ocorrer alguns vieses no decorrer dos exercícios, como lesão musculoesquelética, indisposição física, alterações de sinais vitais em repouso (batimentos cardíacos, frequência respiratória, pressão arterial e temperatura corporal) além de não atingir seus objetivos.

Para definir a intensidade da sua atividade física, em primeiro, qual seria a atividade?

Aeróbica? Caminhada, corrida, bicicleta, natação, spinning, aula de rumba, aula de minitrampolim?

Há algumas décadas, nas minhas aulas de educação física escolar, aprendi a sentir o batimento cardíaco no pulso ou na carótida (no pescoço). E assim o professor perguntava o quanto estava a frequência cardíaca ou batimento cardíaco. Existe uma tabela de batimentos cardíacos, onde se colocam as variáveis, idade, intensidades em porcentual, onde a faixa ideal é entre 60 a 80% da sua frequência cardíaca máxima (FCMax) por idade. Para encontrar sua frequência cardíaca subtraia sua idade de 220. Você tem 27 anos, portanto sua FCMax seria de 220-27 = 193 batimentos por minuto. Para você usar a gordura como fonte de energia, deve-se realizar entre 60 a 80% de sua frequência cardíaca máxima. Para uma intensidade segura de exercício aeróbico, a frequência cardíaca será entre 115 a 154 batimentos cardíacos por minuto.

Qual atividade muscular?

Treinamento funcional, musculação, exercícios calistênicos no solo, exercícios calistênicos nos aparelhos de rua, pilates? Para estas atividades musculares, o bom senso é a melhor percepção de intensidade. Avalie sua condição física: consegue realizar de forma eficaz? Você faz os gestos do exercício facilmente e acha que poderia repetir mais vezes? Você ficou dolorida no dia seguinte, tomou remédio ou só descansou dois dias e as dores sumiram? Se a dor sumiu, foi só exagero. Se ficou, procure um ortopedista…

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