Como ter equilíbrio corporal e nunca mais cair!

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Uma paciente idosa, relatou a seguinte queixa principal:“ Caio o tempo inteiro, mesmo ao entrar numa loja no shopping sinto a sensação de que há um degrau ou pior ainda, não vejo o degrau… tropeço e caio!!! Por sorte nunca me machuquei.”

Esta afirmação é muito comum nas pessoas ao adentrar repentinamente a terceira idade e não perceber as mudanças. Entre elas,o equilíbrio corporal.

O equilíbrio corporal  depende de três fatores importantes:

  1. a visão,audição que é o sistema vestibular,  auditivo e nervo óptico e sistema oculomotor
  2. o cérebro, e cerebelo, sistema nervoso central 
  3. e o sistema músculo esquelético.

O corpo humano,na postura em pé parado (estático ) ou em movimento (dinâmico), possui o centro de gravidade (CG) ou centro de equilíbrio na região do umbigo, (anteriormente) e na parte de trás, (posteriormente) ,na região da coluna lombar, entre as vértebras lombar quatro (L4)e  a vértebra sacral um (S1), entre as vértebras lombares e a primeira vértebra sacral se localiza o CG. Exatamente no CG, as forças musculares nos três planos frontal,horizontal e vertical se encontram,gerando energia para o movimento e equilíbrio corporal.

Figura do CG Isto pode soar místico para as pessoas que não são da ciência do movimento mas é puramente a ciência da física. Ocorre o encontro de convergência de energia de somatória de vetores, alavancas biológicas. Esta energia se propaga fora do seu local adequado no corpo humano gera desgastes indesejados, que vão surgir a partir da 3a década de vida. Aos 30 anos já aparecem nas imagens de radiografia e ressonância magnética. Assim, o equilíbrio ou falta de equilíbrio é responsável pelo surgimento de desgastes ósseos ( artroses), hérnias discais ou contraturas musculares levando corpo a assimetria e alterando o seu ponto de equilíbrio.

Portanto o equilíbrio corporal envolve a atuação de vários profissionais quando a queixa é queda. Na última década,dados estatísticos pelo hospital das clínicas da USP, apresenta o percentual de aproximadamente 60% dos acidentes ocorridos na entrada de emergência, se relacionam a quedas.

Por isso o equilíbrio corporal é uma das habilidades motoras as quais o idoso ou as pessoas devem treinar constantemente.

Como englobam vários profissionais, por exemplo, neurologistas, profissionais da área da visão os oftalmologistas, os optometristas para o correto uso dos óculos,otorrinolaringologista para verificar a audição, médico ortopedista,fisioterapeutas e profissionais de educação física.

Na minha área profissional existe uma modalidade em fisioterapia conhecida como fisioterapia vestibular. Destina se ao treinamento do aparelho vestibular, além do fortalecimento muscular para equilibrar as forças musculares. as linhas de forças musculares do corpo nessas últimas décadas surgiu o treinamento do core.

O core é a região muscular localizada na altura do umbigo que anteriormente é o músculo abdominal (reto e transverso abdominal) e posteriormente os músculos da região da coluna lombar . Existem várias séries de exercícios para fortalecimento do core para melhorar o equilíbrio.

Exercícios para o core:

  1. Prancha abdominal 

Figura do exercício 

  1. Ponte

Figura do exercício

Ainda existe um programa completo para treinamento de equilíbrio em várias posições principalmente em pé, deambulando (andando) , exercícios com bola suíça ou fitball ou bola de Pilates.

Também ensinamos séries específicas para o aparelho vestibular. As pessoas acham  que quando você tem aquela tontura ao mexer a cabeça, devemos ficar quietinhos, mas ao contrário, devemos sim mexer a cabeça.Muitas vezes de uma forma vigorosa em todos os sentidos e em todas as posições, em todos os decúbitos, sentado e em pé.

Abaixo, seguem alguns exercícios terapêuticos:

Estes exercícios podem ser realizados nas posturas :

  • Em pé
  • Sentado
  • Em decúbito dorsal (deitado de costas)
  • Em decúbito ventral (deitado de barriga )

E finalmente os exercícios físicos destinados ao equilíbrio, com estímulo sensório-motor.

Exercícios em pé

Estes exercícios devem ser realizados uma vez com os olhos abertos e uma vez com os olhos fechados.

De maneira alguma , os exercícios substituem os outros exercícios de equilíbrio. O recurso da bola Suíça é muito utilizado para o treinamento de equilíbrio e estímulo sensório-motor.

Quanto ao final (muito feliz) da minha paciente que sempre caía nos estabelecimentos comerciais, ou em casa, nunca mais ela se desequilibrou. Me relatou que caiu uma vez num estacionamento de shopping que havia uma armadilha sob os seus pés, uma barra de estacionamento para o carro parar, no chão, com a pintura gasta e outra vez ao sair do box do chuveiro, sem piso antiderrapante, onde ela escorregou a perna e abriu um verdadeiro espacate, não que tou nada, mas fiquei orgulhosa pela qualidade do alongamento!

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