Como cuidar do corpo na pandemia

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Quais exercícios fazer durante a pandemia?

Post Oficial no Via Estelar: Clique aqui para ver

Sendo muito realista acredito que essa pandemia irá perdurar pelo ano de 2021 ou enquanto não nos vacinarmos. 

Por  isso, nós que gostamos de fazer esportes temos que ter a flexibilidade em manter a mente aberta para nos adaptarmos e adquirirmos novos hábitos enquanto não retornarmos as atividades físicas habituais.

Estes novos hábitos estão ( e não utilizei o verbo “são- de ser, porque é passageiro) relacionados a tudo que envolve a nossa vida no dia dia, principalmente alimentação,  movimento do corpo e a paz e calma na nossa mente e nos nossos pensamentos.

  • Alimentação de qualidade e quantidade adequada
  • Movimento corporal 
  • Saúde mental

Assim eu convido você a manter a cabeça aberta para novas aventuras e novos desafios. Não são aventuras e desafios como desbravar a Mata Atlântica ou nadar no rio Pinheiros em São Paulo ou escalar o Monte Everest,mas sim dentro das nossas próprias casas e bairros. 

DESAFIE-SE!!!

Perda de peso? Já faz mais de 30 anos que eu converso sobre isso, iniciei minha carreira trabalhando como coordenadora de spa e cientificamente é comprovado que engordar está relacionado com a balança energética  do que se come e do que se gasta em calorias. Fácil, fácil… rsrs

E, o que mais mexe na balança, seja para engordar ou emagrecer,  é a dieta alimentar ou a educação alimentar. Atualmente leio muito sobre o termo “detox”, onde nada mais é você prestar muita atenção na qualidade e quantidade dos seus alimentos, seja para se desintoxicar de produtos artificiais, perder peso, ganhar massa muscular, etc, que você irá colocar dentro do seu corpo.

Para reduzir seu peso será necessário 👇🏻

  • Dieta alimentar 
  • Educação alimentar 
  • Detox

Lembre-se: DESAFIO-META-NOVAS AVENTURAS

Nesta área da nutrição, cada um no seu quadrado, (sou fisioterapeuta, profissional de educação física  fisiologista) porém saiba quantos quilos você quer perder (realisticamente falando) e se enxergue com estes quilos a menos: por exemplo, quero perder 3 quilos para me sentir melhor naquele vestido ou quero perder 5 quilos para não me sentir tão cansada quando vou andar pela casa ou para dar um chute inicial no processo de emagrecimento. Após dar número a sua perda em quilos, desafie se dia após dia, semana após semana atrás desse resultado! Diminua quantidades, troque por alimentos integrais (evite as farinhas brancas, massas, açúcares), coma um prato de salada (folhas verdes-todas) no almoço e jantar antes do principal, inclua legumes de qualidade (abobrinha, couve flor, brócolis) e assim vai… Reduza a quantidade no seu jantar. Faça! Realize!

Mas, “Dra. Milena, como vou fazer meu exercício de natação?” 

Lembre-se que estamos passando por uma fase, uma pandemia única no globo terrestre onde há mais de 100 anos que não vimos um surto epidêmico dessa magnitude desde a gripe espanhola, Com o diferencial que hoje as pessoas se deslocam ao redor do mundo com aviões, carros velozes, meio de transporte de tudo quanto é jeito e além do mais, existe a  internet onde a velocidade dos acontecimentos se faz de modo  exponencial.

Então a minha resposta (me desculpe): você não vai nadar nesta pandemia enquanto não for vacinada ou você se sentir segura o suficiente para se deslocar a sua piscina habitual tomando os devidos cuidados  (distanciamento social, uso de máscara fora da piscina e higiene constante das mãos com aguar sabão ou álcool gel)., nunca é demais lembrar…

Te convido a experimentar o diferente, novos movimentos e novas possibilidades de mexer o seu corpo em casa, mesmo que você viva num apartamento pequeno. Sinta o prazer nesse novo!

Principais dicas:

  • Diminua o tempo no sofá para ver programas inúteis na televisão 
  • Reserve um horário de meia hora a uma hora diariamente, duas vezes ao dia para seu cuidado com seu corpo e mente. Seja fazendo exercícios, seja cozinhando para você, cuidando da estética corporal
  • Faça seu cardápio semanal ou se for diário, já retirando os excessos , por exemplo, fazer e comer bolos
  • Reserve fisicamente um espaço na sua casa para seus exercícios diários 
  • Comece a procurar no YouTube , Instagram e Facebook aulas que tem a possibilidade de te cativar e te conquistar, bem como deixar seu corpo, ombros, coluna, pernas e coração -pulmão aptos para nadar assim que estiver liberada 

Vamos começar!

Veja muito mais conteúdos em meus perfis: Youtube, Instagram e Facebook @milaimai 

Use a internet a seu favor!

Neste canal, eu ensino as pessoas a sair do sedentarismo dentro de casa. 

Independente do que você tenha afinidade com determinados exercícios, repita os que você mais gostou e inclua na rotina diária, todos os dias ou alternados. O que você deve procurar na internet para se manter em forma quando retornar a sua natação:

  • Fortalecimento de ombros e braços, principalmente uma série para o “Manguito Rotador”
  • Fortalecimento e alongamento para pernas
  • Fortalecimento e alongamento para coluna
  • Fortalecimento do abdomen
  • Exercícios aeróbicos, que são os treinamentos para o coração-pulmão.

Um hábito muito importante nesta pandemia, caso você more em uma casa, caminhe em volta da casa por 10’ de manhã, 10’ a tarde -1h após almoço, 10’ a tarde/noite. Caso você more em apartamento, suba alguns andares pela escada, ou ao redor do seu prédio, com o número de minutos como anteriormente descrito. Além da sua nova série de exercícios, incremente o gasto calórico por dia realizando estas caminhadas.

Reveja seu objetivo semanalmente!

Analise se você conseguiu mudar algum hábito indesejado. Se sim, parabéns!!! Caso contrário, reveja o que te motivou e o que te desanimou, de qualquer modo, está tudo certo… Novas atividades e rotinas.

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