Síndrome do túnel do carpo

Conheça a síndrome do túnel do carpo!

Acordar durante a noite sentindo formigamento nas mãos é algo que, esporadicamente, pode ocorrer com todos nós. Entretanto, devemos buscar atendimento se está acontecendo rotineiramente e se atrapalha nosso sono, fazendo com que tenhamos que ficar chacoalhando a mão até sentir alívio.

Esses sintomas são característicos de síndrome do túnel do carpo. Geralmente temos uma sensação inicial de que a mão inteira formiga, mas se ficarmos atentos, geralmente observamos uma predominância dos sintomas em alguns dedos.

Comente com seu médico em quais dedos o formigamento está presente. Isso auxiliará na confirmação do diagnóstico (na síndrome do túnel do carpo, o dedo mínimo é poupado. Os que costumam ser atingidos são polegar, indicador, dedo médio e metade do anelar). O médico também solicitará exames.

Realizar o tratamento de forma adequada é fundamental. Em grande parte das vezes tratamento não cirúrgico com exercícios específicos, uso de um imobilizador para dormir e medicação é suficiente.

Pacientes que possuem alguma alteração constante da sensibilidade dos dedos ou os que não apresentaram melhora dos sintomas após o tratamento inicial devem ser submetidos à cirurgia.

Casos muito avançados de síndrome do túnel do carpo podem evoluir com déficit permanente de sensibilidade, atrofia muscular da mão e perda de movimento. Por isso a importância de se realizar o tratamento corretamente.

Possui esses sintomas? Procure atendimento por um especialista.

Deseja agendar uma consulta com a Dra Renata Paulos?

Tel: 3284-6672 Whatsapp 93432-9476

Rua Pamplona 145

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.